• Danielle Lins

O seu propósito está escondido em... VOCÊ

Atualizado: Jul 17



Há quatro anos cursei um MBA que me instigou a mergulhar numa jornada de autoconhecimento em busca de como causar impacto positivo na vida das pessoas e servi-las através do meu trabalho como jornalista empreendedora e, consequentemente, conquistar os meus sonhos.


Todos nós precisamos de algo que guie o nosso dia a dia, que nos traga prazer e satisfação pessoal. É o que chamamos de propósito, a sua missão no mundo, aquilo que te motiva a querer acordar todos os dias, e te faz bem.


Mas para muitas pessoas, ter clareza do motivo da própria existência, requer bastante estudo e conhecimento de si mesmo, é o que aconteceu comigo. Por isso, através da minha experiência, resolvi compartilhar neste artigo as minhas descobertas sobre propósito de vida e o que funcionou comigo, para facilitar a sua jornada.


Antes de mais nada, precisei mergulhar de cabeça nessa saga e descobrir os meus valores, princípios, talentos e não talentos, pontos fortes e fracos, anseios... para então ter clareza do meu propósito de vida. Isso exigiu muito estudo sobre quem eu sou e o que faço, realizei pesquisas, leituras de livros, participei de palestras, mentorias individuais e em grupo, workshops, tudo que permitisse me desenvolver e me conectar com pessoas.


Quando não se tem entendimento do propósito o indivíduo pode sentir dificuldade de equilibrar todas as áreas da vida para viver em harmonia e desfrutar de uma vida plena. É como querer conquistar algo que nem sabe ao certo o que é. Ter clareza do propósito permite alinhar a área pessoal com o trabalho, ter relações saudáveis, servir o outro e o mundo em sua volta.


Engana-se quem pensa que o processo é simples, na verdade pode levar um tempo, eu por exemplo, comecei a ter mais clareza do meu propósito e decidir vivê-lo este ano, durante a pandemia da Covid-19, e acredito que cada pessoa tem o seu momento. Destaco aqui alguns pontos que clarearam as minhas ideias.


Decida se ouvir

Em meio a tantos questionamentos e pensamentos, descubra quem você é e a sua identidade. Perceba se o que você faz hoje está congruente com o impacto que você deseja causar nas pessoas.


Pare, pense e responda


O que você faz de melhor?

Diante das suas qualidades e habilidades, o que você faz bem feito e as pessoas elogiam por isso? Qual atividade você desempenha que pode ajudar as pessoas? É possível desenvolver e melhorar essa habilidade?


O que você ama fazer na vida?

Existem muitas pessoas insatisfeitas com o trabalho e a própria vida. Elas não encontram felicidade no que fazem. Identifique aquilo que você faria todos os dias com prazer. Escrever? Desenvolver pessoas? Ensinar, capacitar, orientar?


O que tem a oferecer para as pessoas?

Reflita e se analise. Pode ser pequenas ações, doar o seu tempo, talvez em um trabalho voluntário. Nunca esqueça: cada um de nós pode fazer muito pelos outros!


O que as pessoas precisam?

Observe o mundo. O que a sociedade busca? Qual problema você pode resolver através da sua habilidade e conhecimento?


O que você pode fazer e ser pago por isso?

Identificou o que ama fazer, o que sabe fazer de melhor e o que as pessoas precisam? Agora pense em como cobrar por isso e, assim, viver do propósito.


Durante o percurso esteja atento aos indicadores que surgem como um sinal de alerta. Segundo o autor do livro Vocação 360°, Paulo Sérgio Fernandes, é comum que se tenha pensamentos, ideias e planos recorrentes. Sabe aquele pensamento que martela na sua mente por um período de tempo e se você não coloca em ação ele vai embora, mas depois de meses ou anos, retorna? É um sinal do propósito.


Detalhou no papel todas as informações sobre você? Agora faça um resumo!


Defina o seu propósito – em poucas palavras escreva qual o seu propósito, de forma que você consiga explica-lo para alguém;

Estude sobre ele - quanto mais você tiver conhecimento de como viver do seu propósito, mais realizada você se sentirá;

Transforme-o em um plano - para que o propósito faça parte do seu dia a dia é imprescindível traçar um plano a partir dele;

Torne-o em projeto e materialize - é ideal se conectar com pessoas que poderão te auxiliar;

Analise os resultados - não abra mão de acompanhar o seu progresso. Melhore, refaça e tente novamente, sempre que possível.


Ihhh, ainda restam dúvidas? Vou deixar duas dicas bônus!


Dica bônus 1: Reflita sobre as perguntas abaixo.


Como posso servir mais e melhor?

Como posso aprender mais e melhor?

Como posso ser tudo o que nasci para ser de forma clara e tranquila?


Dica bônus 2: O significado do seu nome é a semente do seu destino.


Quando eu entendi isso, agora em 2020, fez todo sentido pra mim. O nome diz muito sobre a gente! Procure saber o significado do seu, ressignifique-o, alinhe ao seu propósito de vida e avance para o próximo nível.



Gostou desse conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.

21 visualizações
LOGO 2-03.png

Siga a AC nas mídias sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube

Todos os Direitos Reservados © 2020 DANIELLE LINS