• Danielle Lins

LIVE 4 "Mulher Empreendedora - Como organizar o seu dia e ter mais produtividade"



Manter uma rotina organizada em meio à correria diária com tantas atividades para dar conta não é fácil, né? Muitas vezes sentimos dificuldades em cumprir com as demandas e quando chega ao final do dia, tem aquela sensação de estar sobrecarregada.


Por isso, a coach e especialista em Produtividade, Lu Bazante, foi a nossa quarta convidada da série de lives Empreender com Propósito, realizada nesta terça-feira (04), no nosso Instagram. Ela que construiu a carreira na área de DHO - Desenvolvimento Humano Organizacional, atuando também como programadora neurolinguística (PNL), hipnoterapeuta, analista comportamental/corporal e educadora, compartilhou várias dicas. São 20 anos de experiência em gestão, qualidade, produtividade e planejamento estratégico, além de consultorias, mentorias e palestras. A Lu Bazante também é uma das líderes do Comitê Comunicação do Grupo Mulheres do Brasil/Núcleo Recife.


Confira os insights da live:


A produtividade é individual

Para falar de produtividade é importante olhar para cada pessoa e entender o cenário que ela está, fazer o diagnóstico e trazer soluções porque os nossos resultados são provenientes também dos nossos comportamentos.


1ª Dica: Procure entender você, estude todas as dicas, mentorias, cursos, livros sobre produtividade, mas teste o que funciona em você, sem sacrificar a sua energia e a sua saúde. Qual melhor método para você? Qual melhor horário? Quando você é mais produtiva?


2ª dica: A constância é mais importante do que o ritmo. É melhor você continuar do que acelerar muito e parar. Estabeleça um ritmo que é só seu.


Não copie tudo que vê

“Ah, fulaninho acorda às 3h30 da manhã! Ah, também vou acordar às 3h30 da manhã porque fulaninho é mais produtivo”. Isso não quer dizer que todas as pessoas tenham o mesmo pico de produtividade: você pode ser mais produtiva de manhã e outra pessoa ser a noite, por exemplo. É um grande erro querer copiar todas as regras.


Dê recompensa para si mesma

Estabeleça pequenas recompensas para motivar você a executar e concluir com sensação de prazer aquelas atividades que não gosta muito de fazer ou quando tem um desafio muito grande, um volume maior de atividades.


Não seja produtiva por ser produtiva

Você precisa ser produtiva para alguma finalidade, para atingir os seus objetivos e conseguir atender o seu propósito, senão o vento vai te levar para todos os lados que não agregam em nada na sua vida.


Propósito e produtividade andam juntos

Entender o que é que te faz feliz, qual o seu propósito e a partir dele, definir os objetivos e um planejamento estratégico da sua vida para saber aonde quer chegar daqui a dois, três ou cinco anos. É importante para se sentir realizada e não apenas feliz porque a realização é mais duradoura.


Identificar o propósito permite priorizar e executar as atividades do dia que levam esse propósito acontecer. Porém o mais importante do que estabelecer objetivos, é viver o hoje, apreciar a jornada e não o final dela, pois o propósito é para ser vivido todo dia.


3ª Dica: Elabore uma agenda (manual ou digital)

Entre três dias a 1 semana - Divida suas atividades e compromissos em: Importantes (aquilo precisa dar mais prioridade), Circunstanciais e Urgentes.


Foque na execução das tarefas mais importantes porque são as que te levam a atingir os seus objetivos. Mas se uma atividade é muito grande, reparta em pequenas tarefas para não procrastinar. Dessa forma você enxerga o que toma mais tempo na sua vida e o que não contribui para os seus objetivos.


Deixe uns tempinhos vazios ao longo do dia porque podem surgir atividades de última hora e, se você não tiver tempo, pode gerar um número maior de Urgentes.


4ª Dica: Saber dizer NÃO

Aceitar tudo que aparece pode gerar a sensação de não realização: “Ah, eu nunca termino nada!”. Mas por que você nunca termina nada? Porque não prioriza ou saiu “pulando de galho em galho” ou não sabe dizer não e aceita uma série de coisas que tiram o seu foco. Se você não sabe o seu propósito você não sabe as suas prioridades.


Aprenda com a cultura japonesa

O programa 5S é formado por 5 passos, foi desenvolvido no Japão e consegue melhorar o estado de um ambiente e os resultados daqueles que aplicam esses passos.


1º Senso: Utilização – Separar aquilo que precisa e não precisa. No senso de Utilização você abre espaço na sua vida, casa, escritório para que entrem novas coisas.


2º Senso: Organização – Não é só arrumar as coisas, mas ter um lugar para cada coisa e lembrar depois que tirar devolver aquela coisa ao lugar. Isso vai economizar o seu tempo e evitar desgaste.


3º Senso: Limpeza – Muito mais que manter um ambiente limpo por ser saudável e agradável, é não sujar esse ambiente. Uma vez que você estabeleceu um padrão ideal de organização e limpeza você tem que trabalhar para manter isso.


4º Senso: Saúde – Não apenas se preocupar com a limpeza, mas com você também, cuidar do seu bem-estar, fazer uma atividade física, comer melhor, tentar dormir mais cedo, por exemplo.


5º Senso: Autodisciplina – Dizem os estudiosos que o quinto senso é um dos mais difíceis porque é exatamente o estabelecimento do hábito, é adotar os quatro sensos anteriores como uma cultura na sua vida e conseguir mantê-los.


Ocupação não é produtividade

Estar ocupada não é sinônimo de produtividade por mais que ela esteja relacionada às atividades. É preciso encontrar um limite.


Planejamento e Ação

Para ser produtiva é muito importante planejar muito bem e executar muito bem. Planejamento e ação andam juntos, se eu planejo e não executo tenho um problema, se eu executo sem planejar também tenho um problema.


Frase final: “Faz o teu bença! Vai fazer. Foca na sua vida para você conseguir executar melhor o que precisa ser executado.”


Perdeu a live? Deixei salva lá no Instagram: https://www.instagram.com/p/CDfJVAjB3Q_/


Também está disponível no nosso canal do YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=HSjHAlYf370&list=PL1ADZAT1Dkgc-52XPl43Orwy_i3dX86DB&index=6&t=0s



Gostou desse conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.

9 visualizações
LOGO 2-03.png

Siga a AC nas mídias sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube

Todos os Direitos Reservados © 2020 DANIELLE LINS