• Danielle Lins

Lançamento do primeiro livro infantil da advogada Daniela Mello

Atualizado: Mar 5

A obra “As incríveis aventuras de Tão Tão, que Neném!” que retrata de forma lúdica a construção do amanhã na formação da criança, é o resultado de quem ressignificou a dor e construiu a própria realidade em torno da violência doméstica



Daniela Mello acompanhada das integrantes do Grupo Mulheres do Brasil/Núcleo Recife. Imagem: Gregório

No último domingo (16), o auditório da Livraria Jaqueira do Paço Alfândega, no Recife Antigo, ficou pequeno para o lançamento do primeiro livro infantil da advogada Daniela Mello. O evento contou com a apresentação do quinteto da Orquestra Criança Cidadã, da líder do Grupo Mulheres do Brasil/ Núcleo Recife, Roseana Faneco, da representante da Escola Superior da Advocacia da OAB/PE, Isabela Lessa, da Trupe da Alegria que fez uma breve contação da história, além da presença de familiares e amigos.


De acordo com a oitava edição da pesquisa Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, feita pelo Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, divulgada em dezembro de 2019, o percentual de mulheres agredidas por ex-companheiros subiu de 13% para 37% entre 2011 e 2019, e a cada dez mulheres, sete foram agredidas antes dos 29 anos. Essa crescente e infeliz estatística também faz parte da realidade da autora, vítima de violência doméstica, Daniela, precisou ressignificar a dor para seguir em frente.


Além das consequências para as mulheres vítimas, Daniela percebeu, a partir da vivência dolorosa experimentada no próprio lar, que as crianças expostas ao ambiente de violência conjugal também sofrem impacto no desenvolvimento psicológico, emocional e social, e buscou com o livro traduzir a dor ressignificada através do amor para a formação das crianças expostas ao conflito conjugal, e assim, construir uma sociedade que privilegia os valores da justiça e da dignidade da pessoa humana.


“Quando sofri violência física e verbal tinha duas escolhas: a primeira era me vitimizar e a segunda olhar para a dor e o que ela tinha a me revelar. Passei a tentar entender como poderia auxiliar na educação do meu filho, torná-lo um adulto solidário, empático e responsável”, explica.


A obra publicada pela Editora Albatrozinho, com ilustrações de Wlademir Coelho, que dão vida à narrativa, expressa a sensibilidade da autora em extrair com palavras o néctar dessas vivências dolorosas, compartilhando o caminho do protagonista Ferdo, ao confrontar o medo, a necessidade de criar uma nova ordem e o difícil percurso na construção de um empoderamento capaz de permitir voos mais altos.


Segundo Daniela, o objetivo do livro não enfatizar a temática da violência doméstica, tanto que nem é citada, mas sim os desafios da vida enfrentados pelas crianças, que pode ser a violência ou qualquer outro obstáculo encontrado durante o percurso essencial do amadurecimento enquanto ser humano. Uma forma encontrada pela autora de encorajar outras mulheres a defender seus direitos, estabelecer um discurso necessário para romper a mordaça do silêncio que faz com que crimes contra a mulher permaneçam impunes.


Sobre a autora

Natural de Recife-PE, a advogada Daniela Mello é formada pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduada em Direito Tributário pela UFPE. Professora de Direito Processual Cível, foi docente na Faculdade Integrada de Pernambuco - FACIPE e na Universidade Salgado de Oliveira - Universo.


Advogada com vasta experiência jurídica em diversas áreas, com expertise na resolução de problemas complexos e soluções estratégicas com foco empresarial. Tem atuação dedicada à execução de consultivo estratégico no Setor Trabalhista e empresarial. Atua como docente da UNIFG - Socec Sociedade Capibaribe de Educação e Cultura, também é membra da Comissão da Mulher Advogada da OAB, seccional PE, colíder do Comitê Combate a Violência Contra a Mulher do Grupo Mulheres do Brasil/Núcleo Recife e palestrante da Escola Superior da Advocacia.


Desde muito pequena sabia que iria trabalhar com gente e gostava de escrever textos, poesias e crônicas na tentativa de dar voz ao pensamento, estreitando distâncias com todas essas pessoas que davam real sentido e ressignificavam cada passo de sua vida.


Dentro desse contexto, da necessidade de dar corpo às vivências no processo de educação de seu filho, nasceu “As incríveis aventuras de Tão Tão, que Neném!”, que nada mais é do que a tentativa de traduzir em palavras a sutileza desse processo essencial de troca, capaz de dar asas aos pequenos hoje, mas grandes homens e mulheres do amanhã.


Para conhecer melhor o trabalho da autora Daniela Mello acesse o site e as redes sociais digitais da obra.

Site: https://taotaoaventureiro.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/taotaoaventureiro/

Instagram: https://www.instagram.com/taotaoaventureiro/


Gostou desse conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.

12 visualizações
LOGO 2-03.png

Siga a AC nas mídias sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube

Todos os Direitos Reservados © 2020 DANIELLE LINS