• Danielle Lins

Conhecimento, inovação e coragem de fazer em destaque



A quinta-feira, 05 de setembro, foi um daqueles dias para adquirir conhecimento intenso durante a palestra no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco, promovida pela Apalestra Eventos, com a temática “Superar, Inovar & Transformar. A sorte segue a coragem!”, com o filósofo, escritor, professor e palestrante Mario Sergio Cortella, que atua, principalmente, nas áreas de filosofia e educação. No encontro, Cortella abordou a questão do sucesso, fracasso e humildade apontando caminhos para cada indivíduo cultivar a própria sorte.


Considerado um dos maiores pensadores brasileiros da atualidade, o filósofo iniciou a palestra fazendo referência ao educador Paulo Freire e sua contribuição acadêmica no mundo. “Paulo Freire era humilde, mas não deixava de ter o pensamento próprio. Quando Paulo traz a percepção de ter humildade é para superar, inovar e transformar”, afirmou.


Mario Sergio, no decorrer do encontro, recitou algumas das principais citações de seus livros como: “Gente grande de verdade sabe que é pequena e por isso cresce. Gente muito pequena acha que já é grande e o único modo de ela crescer é rebaixando os outros”. E: “Um adversário fraco te enfraquece. Um concorrente burro te emburrece. Uma oposição frágil, fragiliza um governo”.


Sobre conhecimento, Cortella referenciou a escritora ucraniana Clarice Lispector com a frase “Aquilo que eu não sei é a minha melhor parte.” “Ou seja, o melhor de mim é aquilo que ainda não sei, pois me renova e me refaz. E quando você conhece aquilo que não conhecia há uma vibração”. Para ele, o conhecimento inova e ilumina aquilo que não sabemos, mas é preciso abrir a cabeça para o que não conhecemos e ter coragem para superar, inovar e transformar porque a sorte segue a coragem, a coragem de fazer.


Diante do processo de conhecimento surgem as dúvidas. O professor afirmou que pessoas que não têm dúvida não avançam e não crescem. “A ciência avança na dúvida, a tecnologia avança na dúvida. A dúvida faz a pessoa pensar: Será que não tem outro caminho? A dúvida metódica prepara a ação com mais cautela”. Ele ainda fez um alerta: “Cuidado com quem não tem dúvida. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir”.


No quesito coragem, Cortella trouxe uma reflexão sobre a coragem da humildade, de usar o tempo, a energia, a vitalidade e o dinheiro para adquirir conhecimento. “Coragem não é ausência de medo, é habilidade preparada para enfrentar o medo. É ter humildade intelectual, pois quem acha que já sabe não participa de palestras, reflexão e debates”.

Junto com a coragem vem a paciência, muitos estão perdendo a percepção disso. “Ser paciente é sinal de inteligência. Paciência não é lerdeza. Hoje estamos formando uma geração sem paciência que acha que deve ter tudo agora. São tantos pais e mães subordinados aos seus filhos. Família não é uma democracia, mas sim uma estrutura participativa”.


A sorte segue a coragem, a coragem de ter humildade e paciência, pois a pressa leva ao atropelo. A sorte segue a coragem, desde que a coragem seja competente. “O maior perigo é um incompetente com iniciativa. Incompetente com iniciativa é um perigo em qualquer área: no governo, numa sala de cirurgia, numa churrasqueira”.


Em um mundo de mudança veloz, uma cabeça moderna não recusa a tecnologia quando é necessária, mas se permite ser favorecida por ela. Nesse mundo de mudanças temos que ter coragem e cautela para não envelhecer. “Velho é aquele que acha que está pronto, cheio de certeza de que não precisa aprender. Tem gente que fica idosa, mas não fica velha. O velho, em qualquer idade, acha que já sabe”.


Com alegria e seriedade, Mario Sergio Cortella trouxe uma palestra rica em temas e conceitos atuais. É impressionante, a habilidade do palestrante de traduzir as mais complexas ideias filosóficas com exemplos simples e de fácil entendimento para o público, trazendo um novo olhar e provocando reflexões positivas.



Gostou desse conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.

1 visualização
LOGO 2-03.png

Siga a AC nas mídias sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube

Todos os Direitos Reservados © 2020 DANIELLE LINS